Pokémon of the Week: Charizard
5 participantes
Pokémon of the Week: Charizard
Um dos pokémon mais populares de sempre e que todos o conhecem e adoram, o Charizard!
O tópico focar-se-á como de costume na evolução final apenas a menos que precisem de dicas em como o treinar, se for esse o caso digam que eu ajudo :)
Introdução
Evo
Habilidade
Stats
Movesets
Físico (tudo em volta do Charizard já deve ter sido inventado sem dúvida, isto aqui não deve ser novidade mas como não encontrei nada acerca deste moveset que queria apresentar... este foi eu mesmo que o criei. Fiz o moveset com base nos moves que o Charizard pode aprender)
Não encontrei isto na Smogon, pois ele só falaram em Solar Power e esqueceram isto por completo)
Solar Power (by smogon, com críticas minhas)
Sean Factor
Art
Foi divertido fazer uma review do Charizard *-*
O tópico focar-se-á como de costume na evolução final apenas a menos que precisem de dicas em como o treinar, se for esse o caso digam que eu ajudo :)
Introdução
- Spoiler:
- Fire é fraco contra ground, mas hey, todos os Charmeleons antes de evoluírem bebem um Redbull e adquirem um belo par de asas! Logo está imune ao earthquake!
Mas... nem tudo é bom, fire/flying, este typing está longe de ser dos mais amados a nível competitivo pois é muito fraco para rocha! Basicamente um stone edge de qualquer pokémon por muito fraco que seja resulta num OHKO (one hit KO) no Charizard pois ele não é 2X mas sim 4X fraco contra rocha!
Stealth rock é um entry hazard muito usado na competição que tira 12,5% do HP máximo do pokémon que entrar em campo por switch. E Charizard perde 4X12,5%=50%
Ou seja se o Stealth rock estiver em jogo ele perde metade da vida só por aparecer em campo! O mesmo acontece para os tipos Bug/flying
Evo
- Spoiler:
Charmender (fire)
evolui para Charmeleon (fire) em nível 16
evolui para Charizard (Fire / Flyingbird / dragon) em nível 36
Habilidade
- Spoiler:
Blaze: Como de costume os starters têm sempre a mesma habilidade todos eles seja de que tipo for, só muda o nome. Blaze sobe o poder de ataques de fogo por 1,5X sempre que a vida do portador da habilidade estiver abaixo de 1/3 do HP máximo
Hidden ability / DW ability:
Solar Power: Durante um sol intenso (sunny day/drought) o stat de Spl attack sobe por 1,5X à custa de 1/8 do HP máximo do portador da habilidade. Agora façam as contas, spl att sobe por 1,5X e no sol o poder dos ataques de fogo sobe por 1,5X, ou seja se o move que usarem for de fogo tem um boost de 2.25X, ou seja tiram mais que o dobro do dano normal, assim até compensa usar moves de fogo contra um pokémon de água até porque nem sequer estou a considerar STAB (Same Type Attack Bonus).
Stats
- Spoiler:
HP ~ 78
Atk ~ 84
Def ~ 78
SpA ~ 109
SpD ~ 85
Spe ~ 100
All around ele tem potencial! E é dotado de um typing raro que só é comum ao Moltres e ao Ho-ho.
Reparem que o Spl Att é bem superior a Att! Logo ele parece ser mais inclinado para "lançar chamas" (flamethower) do que andar aí a dar "socos de fogo" (fire punch)! Mas no entanto ele tem acesso a SD (Swords Dance) e DD (Dragons Dance) que ora sobe imenso o ataque (SD), ora sobe o ataque e speed em proporções idênticas (DD).
Logo o melhor a fazer é mesmo tirar proveito desses moves abusados e fazer do Charizard um special attacker!
Podem perfeitamente fazer dele um mixed!
Movesets
Físico (tudo em volta do Charizard já deve ter sido inventado sem dúvida, isto aqui não deve ser novidade mas como não encontrei nada acerca deste moveset que queria apresentar... este foi eu mesmo que o criei. Fiz o moveset com base nos moves que o Charizard pode aprender)
Não encontrei isto na Smogon, pois ele só falaram em Solar Power e esqueceram isto por completo)
- Spoiler:
Charizard tem acesso a SD e DD, logo é uma falha não considerar pôr esses moves em prática num moveset algo inesperado!
1 - Flare Blitz (recoil damage :( mas tem Stab e mas é o melhor ataque físico de fogo!)
2 - Outrage / dragon claw (se escolherem Outrage ficam presos ao move por 2-3 turnos e ficam confusos!)
3 - Thunderpunch (Charizard says "Hi" to Gyarados!) xD
4 - Swords Dance / Dragon Dance (aqui é questionável... embora o DD seja mais equilibrado, precisamos de subir o attack rápido porque senão nem compensa ter ataque físicos e mais valia ser um special attacker, logo recomendo SD!) aliás SD é um egg move e por isso seria mais complicado, não compensa neste caso In My Opinion
Habilidade: Blaze!
com ou sem equipa de sunny day/drought, a melhor habilidade é o Blaze neste caso, pois ele é físico e nem sequer vai usar moves especiais e o solar power tira HP para subir o spl att que neste moveset além de inútil é uma grande desvantagem!!
Item: focus sash
(faz Charicard sobreviver um One Hit KO e ficar com apenas 1 HP (como o endure) mas apenas se sofrer o golpe com full HP!)
Estratégia: Spamam o SD/DD até ficarem com a vida e meio/vermelho, o que pode possibilitar a activação de blaze, depois arrumam com tudo o que vos aparecer!
(falhas: cuidado com o recoil de flare blitz, o melhor é começar a atacar logo com a vida a meio para não sofrer KO com o próprio recoil! Cuidado com stealth rock que se estiver activo limpa 50% do HP dele e torna a focus sash inútil!)
alternativas:
shadow claw (30% chance de critical hit)
flame charge (Stab! e aumenta o speed!) xD!
earthquake (becuz fu thats why!) serve para muita coisa, eliminar eléctricos e outros pokémons de fogo que poderiam suportar os ataques do Charizard com facilidade
Solar Power (by smogon, com críticas minhas)
- Spoiler:
- Smogon sugere:
Fire Blast
Air Slash
SolarBeam / Hidden Power Grass
Focus Blast
habilidade: solar power
nature: timid (+speed, -att)
alternativa do smogon:
ensinar: sunny day em vez de focus blast
minha critica: hum, mandem outro pokémon qualquer tratar de por o sol a brilhar! Charizard não vai querer ficar um turno parado à espera que faça sol, ele vai querer atacar logo, até porque nada garante que sobreviva o turno em que traz o sol para o jogo!
Item:
-choice scarf / choice specs: a primeira sobe o speed, e a segunda o spl attack, mas permite o uso de um só move por cada vez que entra em campo. (só resulta se o Charizard não tiver Sunny day, pois se usassem sunny day com esse item ficariam presos nele, seria um EPIC FAIL, e como nunca usariam sunny day... ele seria um desperdício...)
-leftovers (melhor opção caso Charizard tenha sunny day) faz ele durar mais tempo, mas não muito
- Lum berry (cura qualquer tipo de status) minha preferência! xD
- Heat rock - minha ideia: faz prolongar os turnos do sunny day, mas não é uma boa opção, Charizard não é (bulky) defensivo o suficiente para aguentar tantos turnos para que se note efeito e se tire proveito disto.
Minha crítica: é simples xDD tirem o raio do focus blast! eu sei que é bom contra os steel, mas é por isso mesmo que Charizard é de fogo epor isso tem o fire blast! focus blast só é melhor que fire blast por ser forte contra dark e isso nemtem um interesse especial...
E mais, focus blast acerta 70% das vezes e fire blast acerta 85% das vezes e com STAB!! Esqueçam focus blast! Ensinem Dragon pulse! isso atinge com força nos dragões e Charizard não se tem de preocupar com retaliação pois nem é do tipo dragão! Mas também não tem das melhores defesas para suportar um ataque de um dragão qualquer que seja ele.
HP grass (hidden power grass) é útil mas nada garante que tenham um bom base power, é muito difícil de arranjar... esqueçam-no... por completo! Solarbeam no sol, com sunnyday/drought is the way to go!^^
Sean Factor
- Spoiler:
- Não é algo que recomende de todo, mas . . . Why do we have to be mainstream? Apesar de ser o indicado por ser eficaz o moveset do solar power... torna-se previsível!
Isto é o que eu faço de vez em quando, uma jogada arriscada que ninguém está a espera, e que quando se aperceberem já não há esperança!
I'm cazy, so lets get things started:
Belly drum
fire punch
substitute
thunderpunch
habilidade: blaze
Item: sitrus berry (recupera HP) ou focus sash ou salac berry (aumenta o Speed quando o HP está abaixo de 1/3, isto para speed e o blaze é activado nas mesmas condições para aumentar o poder de ataque de fogo=Run 4 Ur LiFE!!!!) a menos que o adversário tenha um ataque prioritário como: fake out, Xtremespeed, ice shard, etc.
Natureza: Jolly (+speed, -spl att) aproveitem o máximo speed que puderem, com o attack não se têm de preocupar!
Estatégia: é mesmo muito arriscada e puxada, mas se resultar o jogo é vosso! No momento certo... nesse momento em que prevêem o adversário... façam um safe switch para o Charizard, num earthquake por exemplo que ele é imune, ou contra uma wall (pokémon defensivo), e usem o substitute! (perdem 1/4 do HP máximo) depois de seguida usam o belly drum... perdem 50% do HP total! Já perderam 75% e só resta 25% do HP para Charizard Faintar!
Mas feito isto... depois é só KOar pois com 25% do HP apenas a Salac Berry é activada e sobe o speed, e o blaze também está activo e sobe o poder dos ataques de fogo.
Nesse momento...
Riem-se na cara dos adversários! BURN! Se o set up der certo, se isso correr bem, podem ter o jogo ganho de um momento para o outro! Arrasam com a equipa adversária inteira venha o que vier! Nada resiste a menos que sejam mais rápidos ou tenham moves que ignoram a prioridade de quem tem mais speed.
Matemática:
Belly drum sobe o attack por +6! Tendo em conta que cada +2 = dobro... significa que um belly drum (+6) equivale a 3 Sword Dances! Atinge-se o máximo de attack num turno a custo de metade do HP!
Art
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
Foi divertido fazer uma review do Charizard *-*
xSean- Rank:
Re: Pokémon of the Week: Charizard
Muito obrigado sean ^^
Charizard *.*
Acho que o charizard da penultima imagem devia de ter mais dentes :p
Charizard *.*
Acho que o charizard da penultima imagem devia de ter mais dentes :p
TugaWolf- Rank:
Honestamente, foi o único "Pokemon of the Week" que eu li completo xD
Adorei ler a informação sobre o meu mágnifico pokemon, apesar de já ter essa informação na cabeça à bastante tempo lol
Adorei ler a informação sobre o meu mágnifico pokemon, apesar de já ter essa informação na cabeça à bastante tempo lol
Charizard! Excelente Pokémon ^^
Mais uma vez, muito boa informação! Adorei as imagens que encontraste :)
Mais uma vez, muito boa informação! Adorei as imagens que encontraste :)
dawnlessday- Rank:
Obrigado a todos vocês pelo vosso apoio! :)
De nada^^
De nada^^
xSean- Rank:
Vou tentar esse ultimo set que fizeste! ( os outros já estão muito vistos )
Ah já agora,o focus blast é para destruir os tipos pedra - eternos inimigos do charizard! Por isso é que é usado em alguns sets dele! ( sinceramente não acho um ataque lá muito bom,mas tendo em conta o movepool do charizard,até é um ataque semi decente )
Ah já agora,o focus blast é para destruir os tipos pedra - eternos inimigos do charizard! Por isso é que é usado em alguns sets dele! ( sinceramente não acho um ataque lá muito bom,mas tendo em conta o movepool do charizard,até é um ataque semi decente )
Pedro "Lucario- Rank:
Pedro "Lucario escreveu:Vou tentar esse ultimo set que fizeste! ( os outros já estão muito vistos )
Isso mesmo! Focus blast é para tratar os de pedra, e como queria tanto dar a minha opinião acerca disso acabei por nem dizer para que servia.
Focus blast não vale muito a pena IMO, pois se Charizard usar isso significa que está a lutar contra um pokémon de rocha que costumam ser lentos, Charizard deverá atacar primeiro e ele não se pode dar ao luxo de falhar o focus blast cuja a precisão disso é apenas de 70%. Até o Stone Edge tem melho precisão (80%)
E depois não é só isso... focus blast é especial! Os pokémons do tipo rocha sobem o poder de Special Defence durante a Sandstorm! Poderão sobreviver e retaliar!
Além do que o Stone Edge é um move muito comum no metagame, muitos pokémons com bom poder físico o usam! O move raramente é usado com STAB ou seja é raro ser usado por um pokémon do tipo de rocha pelo que os de rocha não são os tipos mais populares por terem uma mão cheia de fraquezas!
O que significa que raramente se fará uso de Focus Blast contra um pokémon de rocha, o que torna o move algo inútil além do que quando precisasses deles ele poderia falhar.
No entanto focus blast é importante para o Gengar por exemplo. Gengar tem fraquíssima defesa, um golpe e ele torna-se num fantasma! (Já era, de vez!!!) Mas é a única ferramenta que ele tem contra os Dark (que são fortes contra ele) e os de aço (que lhe resistem).
Se tiverem receio de falhar um focus blast, troquem de pokémon, guardem para os de aço que normalmente serão tanks ou stallkers como o Forretress ou Ferrothorn. Cuidado com o Scissor! Bullet Punch tem prioridade e KOa o Gengar, o melhor é trocar nessa situação
Curiosidade:
- Spoiler:
- - Focus blast é dos únicos moves de luta que são especiais sendo o outro o Vacuum wave um move prioritário à semelhança de quick atack
- Power Gem é o único move especial de rocha! Todos os outros são físicos sendo outros moves como o "Rock polish"
Rock polish (rocha) = agility (normal)
(ambos sobem o speed pois dois estágios) ~ (+2 speed)
xSean- Rank: