Pokémon of the week: Raikou
2 participantes
Pokémon of the week: Raikou
O tigre de dentes de sabre, Raikou
Intro
Stats & Typing
Habilidades
Estratégia:
Sub-Calm
Sub-Calm
Counters
Artwork
Intro
- Spoiler:
Raikou, é o que do trio o mais versátil, e é usado para sweppar. Tem um bom spl att e spd, e também um bom leque de moves por onde escolher.
O do evento tem Xtremespeed e Aura Sphere, sendo o último muito importante para type coverage mas isso implica ele ser obrigado a ter natureza Rash o que lhe faz não aproveitar o Speed. O ideal seria ele ser Timid ou então Modest.
Stats & Typing
- Spoiler:
Type: Eléctrico
HP - 90
Atk - 85
Def - 75
SpA - 115
SpD - 100
Spe - 115
Ele é um óptimo sweeper especial, tem bom spl att e bom speed a acompanhar.
E a cereja no topo do bolo é ter bons moves especiais para tornarem esses stats úteis.
Defensivamente ele não é mau de todo, em geral os sweppers costumam ter defesas inferiores, mas não esperem que ele aguente um earthquake... seria ideal dar-lhe um air ballon!
Habilidades
- Spoiler:
- Pressure: O mesmo que Entei, Suicune e outros lendários, faz gastar PP, é inútil no Raikou, e infelizmente a única habilidade disponível para ele já que a do DW ainda não foi lançada.
Volt Absorb: (hidden ability que inda não disponível no DW)
Faz com que Raikou fique imune a ataques do tipo de Eléctrico e cure 25% do HP máximo, é útil para switch- ins em que antes tenhamos usado o Gyarados, ou em doubles battles com o move discharge que pode ser melhorado com o charge antes do discharge!
Estratégia:
- Spoiler:
- Em batalhas duplas (2 vs 2) os pokémons com Volt Absorb podem ser curados se o parceiro usar um move discharge que atinge o campo inteiro, ou seja atacam dois inimigos e curam o colega. E discharge pode também ser usado para activar o Motor Drive do Electrivire subindo o Speed dele. E se antecedido de Charge além de curar tira ainda mais dano.
Charge sobe a Spl Def do usador por 1 nível, e duplica (2x) o poder do move seguinte para o dobro se este for eléctrico, ou seja devasta dois inimigos com o poder superior a um Hyper Beam.
Sub-Calm
- Spoiler:
Substitute
Calm Mind
Thunderbolt / Thunder
Hidden Power Ice / HP Grass
Item: Leftovers, visto que precisamos gastar 1/4 do HP do Raikou por cada Substitute.
Nature: Timid: (+ Spd, - Att)
Não precisa de Modest (+Spl Att, - Att) pois ele não tem maneira de subir o Spd, mas tem Calm Mind para subir o Spl Att, so Timid >>> Modest
Tal e qual como Entei e Suicune, aplica-se o Sub e faz-se setup do calm mind durante o sub.
Thnunder ou Thunderbolt depende se preferirem o poder ou a precisão, se bem que podem ter o poder e precisão de 100% se tiverem Rain Dance + Thunder o que faz o Raikou uma excelente adição a qualquer equipa de Rain Dance.
HP Ice é útil para lidar com pokémons de Terra que são uma ameaça e também os dragões que resistem ao STAB de Raikou. Mas
Shadow Ball poderá ser uma boa alternativa para o HP Ice já que muitos pokémons poderão ser portadores de Earthquake sem ser do tipo Terra, e assim o Raikou fica ainda mais versátil! HP Grass é mais limitado pelo que só atinge os de terra não os dragões, mas dá cabo dos Water/Ground types como Quagsire e Swampert.
Volt Switch pode ser bom para dar algum dano de graça sempre que precisem de trocar de pokémon por causa de uma Special Wall por exemplo.
Sub-Calm
- Spoiler:
Thunderbolt / Thunder
Volt Switch
Hidden Power Ice / HP Grass
Aura Sphere / Extrasensory
Item:
Choice Scarf, faz com que o Spd seja aumentado em 1,5x mas permite o uso de apenas um move (o primeiro que decidirem usar), e só se pode trocar de move apenas se trocarem para Raikou de novo e aí escolherem outro move. Dá jeito para compensar a natureza Rash e também é uma boa combinação com Volt Switch!
Natureza:Rash (+Spl Att, - Spd) se com Aura Sphere, e Timid se com Extrasensory
^isto acontece pois com Aura Sphere ele é Shiny e de evento o que obriga-o a ser de nature Rash.
Aura Sphere dá cabo dos pokémons de aço, normal, e dark, é uma boa supresa para quem não estiver a contar, mas sempre que se vir um Raikou Shiny vai-se deduzir que este tenha isto ou Xtremespeed que é bom para tirar aquele último HP que restou por causa de um Sturdy.
Extrasensory é útil contra Poison types, Venusaur, Roserade, e fighthting types also.
Counters
- Spoiler:
- Na ausência de HP Grass um Swampert dá conta do recado. Ou um Earthquake já que ele nem sequer tem boa defesa, aliás tem melhor Spl Def do que Defesa e Earthquake, a grande ameaça para ele é um move físico e não especial.
Garchomp com Choice Scarf, ou Talwind, ou Baton Pass de Speed faz uma limpeza a qualquer Raikou que apareça.
Se tiverem a usar um bom counter que não seja de Terra, pode ser que queiram trocar ainda assim para um pokémon de terra pois deveram levar com um Volt Switch, e se assim trocarem e resistirem têm um turno de graça para poderem lançar entry hazards ou fazer setup!
Aerodactyl com Earthquake! = Está tudo resolvido! Sempre que tivermos um problema, já me acostumei a pensar sempre nesta opção, o Aerodactyl
Artwork
- Spoiler:
Por algum motivo
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