[Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
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[Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
Bem-Vindos de novo a outro tutorial de scripts. Espero que a esta altura já consigam fazer scripts bem básicos nem que seja só para falarem com alguém com um bom texto, isso já é mais que suficiente.
Passemos ao tutorial de hoje, escolha múltipla. Este já vai ser mais complicado, mas se bem feito, fica um efeito bastante agradável.
Comecemos com o script e já o analisamos por partes.
#org $inicio
lock
faceplayer
message $escolha
$escolha 1 = \c\h01\h08Gostas da minha camisola?
boxset 5
compare LASTRESULT 1
Acho que por aqui está bom. Então temos o script inicial que já sabemos mas temos algo diferente.
boxset 5 -> Diz ao jogo/script que vai abrir mais uma caixa de mensagem por cima da anterior.
compare LASTRESULT 1 -> Nessa caixa feita no boxset 5 vai dar-nos a escolha de Sim/Não.
Continuemos com o script.
if 1 goto $sim
message $continua
$continua 1 = \c\h01\h08Que pena...
boxset 6
release
end
O que vemos de novo aqui?
if 1 goto $sim -> Se a resposta anterior for sim, o script vai saltar para o offset $sim (ou outro nome que tenham posto no offset)
De seguida temos uma mensagem normal e o boxset 6; isto diz ao script que se a resposta foi não pode continuar em baixo normalmente, e neste caso temos a mensagem e o boxset 6 a fechar a caixa de mensagem.
Mas falta algo. Se a resposta for sim como é que a continuamos? Fácil, reparem:
#org $sim
message $xxx
$xxx 1 = \c\h01\h08Ainda bem que a \ncomprei entao.
boxset 6
release
end
Neste caso o que é que temos? O #org $sim diz ao script onde está o offset $sim e para onde tem que ir se a resposta ao boxset 5 foi sim.
De seguida temos uma mensagem normal de novo, o release e o end. Repete-se de novo o release e o end
porque? Porque apenas fechámos o script para a resposta não; e se a resposta for sim, o script não acaba, daí ter que se por sempre em
qualquer offset feito deste género.
Então aqui temos o script completo;
#org $inicio
lock
faceplayer
message $escolha
$escolha 1 = \c\h01\h08Gostas da minha camisola?
boxset 5
compare LASTRESULT 1
if 1 goto $sim
message $continua
$continua 1 = \c\h01\h08Que pena...
boxset 6
release
end
#org $sim
message $xxx
$xxx 1 = \c\h01\h08Ainda bem que a \ncomprei entao.
boxset 6
release
end
Damos um espaço entre os #org para se ter o script mais organizado e saber onde está o offset novo.
Este script já é mais comprido, mas simples de perceber. Obrigado, e qualquer dúvida deixem um comentário que eu explico.
RicardoC.
Passemos ao tutorial de hoje, escolha múltipla. Este já vai ser mais complicado, mas se bem feito, fica um efeito bastante agradável.
Comecemos com o script e já o analisamos por partes.
#org $inicio
lock
faceplayer
message $escolha
$escolha 1 = \c\h01\h08Gostas da minha camisola?
boxset 5
compare LASTRESULT 1
Acho que por aqui está bom. Então temos o script inicial que já sabemos mas temos algo diferente.
boxset 5 -> Diz ao jogo/script que vai abrir mais uma caixa de mensagem por cima da anterior.
compare LASTRESULT 1 -> Nessa caixa feita no boxset 5 vai dar-nos a escolha de Sim/Não.
Continuemos com o script.
if 1 goto $sim
message $continua
$continua 1 = \c\h01\h08Que pena...
boxset 6
release
end
O que vemos de novo aqui?
if 1 goto $sim -> Se a resposta anterior for sim, o script vai saltar para o offset $sim (ou outro nome que tenham posto no offset)
De seguida temos uma mensagem normal e o boxset 6; isto diz ao script que se a resposta foi não pode continuar em baixo normalmente, e neste caso temos a mensagem e o boxset 6 a fechar a caixa de mensagem.
Mas falta algo. Se a resposta for sim como é que a continuamos? Fácil, reparem:
#org $sim
message $xxx
$xxx 1 = \c\h01\h08Ainda bem que a \ncomprei entao.
boxset 6
release
end
Neste caso o que é que temos? O #org $sim diz ao script onde está o offset $sim e para onde tem que ir se a resposta ao boxset 5 foi sim.
De seguida temos uma mensagem normal de novo, o release e o end. Repete-se de novo o release e o end
porque? Porque apenas fechámos o script para a resposta não; e se a resposta for sim, o script não acaba, daí ter que se por sempre em
qualquer offset feito deste género.
Então aqui temos o script completo;
#org $inicio
lock
faceplayer
message $escolha
$escolha 1 = \c\h01\h08Gostas da minha camisola?
boxset 5
compare LASTRESULT 1
if 1 goto $sim
message $continua
$continua 1 = \c\h01\h08Que pena...
boxset 6
release
end
#org $sim
message $xxx
$xxx 1 = \c\h01\h08Ainda bem que a \ncomprei entao.
boxset 6
release
end
Damos um espaço entre os #org para se ter o script mais organizado e saber onde está o offset novo.
Este script já é mais comprido, mas simples de perceber. Obrigado, e qualquer dúvida deixem um comentário que eu explico.
RicardoC.
Re: [Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
Que massa *o*
Como vc aprendeu a fazer scripts???
Como vc aprendeu a fazer scripts???
Forgon- Rank:
- Mensagens : 134
Re: [Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
Forgon escreveu:Que massa *o*
Como vc aprendeu a fazer scripts???
Já foi à muitos..mas mesmo muitos anos atrás xD
Mas não é dificil, e funciona tudo por lógica (x
Re: [Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
平和 escreveu:Eu não sei como colocar :(
https://pokemon-portugal.forumeiros.com/t3556-tutorial-inserir-scripts-na-rom#105265
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