[Tutorial] Aula 02 - Falas longas e Cores
Página 1 de 1
[Tutorial] Aula 02 - Falas longas e Cores
Continuamos com lições básicas de Scripting. Se perceberam bem a última lição, se não releiam e tirem dúvidas na secção de comentários.
O que vamos aprender neste pequeno tutorial é como fazer diálogos extensos e por cores nos nomes.
Algo bastante fácil e que pode embelezar um diálogo significativamente.
Escrevemos a parte inicial de um script, que como ainda se lembram será:
#org $inicio
lock
faceplayer
message $dialogo
$dialogo 1 = Olá \nBem-Vindo à segunda \laula de scripts no site \pPokémon Elements!
boxset 6
release
end
Ora, analisemos; o que podemos ver de novo? Os códigos usados na mensagem de texto, o \n \l e \p.
Isto é o que e para que? Muito simples. Não se pode fazer um diálogo extenso na caixa pokémon. Tem que se passar para uma linha abaixo ou ter uma caixa nova se não apenas se tem uma linha de diálogo e dá cabo do jogo todo.
\n -> Passa para a linha debaixo
\l -> Passa-se para a linha debaixo mas ainda se vendo uma linha do diálogo anterior.
\p -> Começa-se um diálogo numa caixa de mensagem em branco.
Eu recomendo usar estes códigos sempre nesta ordem (\n, \l e \p)
Visto isto passemos às cores. No Ruby a variedade de cores é bem maior que a de FireRed. Mas no fim vou dispor as cores e os seus códigos.
Vamos então voltar a escrever um script básico e depois vamos analisá-lo.
#org $1
lock
faceplayer
message $cores
$cores 1 = \c\h01\h04Scripts \c\h01\h05sobre \c\h01\h03cores.
boxset 6
release
end
Vemos que parece um pouco confuso, mas assim que for analisado será muito mais simples. No diálogo o que é que se ve de novo? O seguinte código \c\h01\h.. Se virmos bem o segundo h?? tem números diferentes e isto porque? Porque o segundo h?? é o que indica ao script a cor a ser utilizada. O \c\h01
indica ao jogo que a cor vai ser alterada. Então agora que já sabemos o que cada coisa faz é muito mais simples de perceber o script certo?
Lista de cores FireRed:
00 = BRANCO
02 = PRETO
03 = CINZA
04 = VERMELHO (personagem fêmea)
05 = LARANJA
06 = VERDE ESCURO
07 = VERDE CLARO
08 = AZUL ESCURO (personagem macho)
09 = AZUL CLARO
0b = CINZA CLARO
De novo, continuem a estudar bem os scripts e alguma dúvida não hesitem em perguntar.
RicardoC.
O que vamos aprender neste pequeno tutorial é como fazer diálogos extensos e por cores nos nomes.
Algo bastante fácil e que pode embelezar um diálogo significativamente.
Escrevemos a parte inicial de um script, que como ainda se lembram será:
#org $inicio
lock
faceplayer
message $dialogo
$dialogo 1 = Olá \nBem-Vindo à segunda \laula de scripts no site \pPokémon Elements!
boxset 6
release
end
Ora, analisemos; o que podemos ver de novo? Os códigos usados na mensagem de texto, o \n \l e \p.
Isto é o que e para que? Muito simples. Não se pode fazer um diálogo extenso na caixa pokémon. Tem que se passar para uma linha abaixo ou ter uma caixa nova se não apenas se tem uma linha de diálogo e dá cabo do jogo todo.
\n -> Passa para a linha debaixo
\l -> Passa-se para a linha debaixo mas ainda se vendo uma linha do diálogo anterior.
\p -> Começa-se um diálogo numa caixa de mensagem em branco.
Eu recomendo usar estes códigos sempre nesta ordem (\n, \l e \p)
Visto isto passemos às cores. No Ruby a variedade de cores é bem maior que a de FireRed. Mas no fim vou dispor as cores e os seus códigos.
Vamos então voltar a escrever um script básico e depois vamos analisá-lo.
#org $1
lock
faceplayer
message $cores
$cores 1 = \c\h01\h04Scripts \c\h01\h05sobre \c\h01\h03cores.
boxset 6
release
end
Vemos que parece um pouco confuso, mas assim que for analisado será muito mais simples. No diálogo o que é que se ve de novo? O seguinte código \c\h01\h.. Se virmos bem o segundo h?? tem números diferentes e isto porque? Porque o segundo h?? é o que indica ao script a cor a ser utilizada. O \c\h01
indica ao jogo que a cor vai ser alterada. Então agora que já sabemos o que cada coisa faz é muito mais simples de perceber o script certo?
Lista de cores FireRed:
00 = BRANCO
02 = PRETO
03 = CINZA
04 = VERMELHO (personagem fêmea)
05 = LARANJA
06 = VERDE ESCURO
07 = VERDE CLARO
08 = AZUL ESCURO (personagem macho)
09 = AZUL CLARO
0b = CINZA CLARO
De novo, continuem a estudar bem os scripts e alguma dúvida não hesitem em perguntar.
RicardoC.
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Aula 01 - Falas Básicas
» [Tutorial] Aula 05 - Flags Parte 2
» [Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
» [Tutorial] Aula 04 - Flags Parte 1
» [TUTORIAL]Set no Ps
» [Tutorial] Aula 05 - Flags Parte 2
» [Tutorial] Aula 03 - Escolhas Multiplas
» [Tutorial] Aula 04 - Flags Parte 1
» [TUTORIAL]Set no Ps
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos