[Tutorial] Inserir Scripts na Rom
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[Tutorial] Inserir Scripts na Rom
Antes de se começar um tutorial sobre scripts precisa-se de saber o básico que é, como inserir o nosso script numa rom.
Programas necessários:
- PoketScript & PokemonAdv.
- Advance Map
- Rom
Comecemos por ver do nosso script. Na imagem abaixo temos um script simples de diálogo.
O que vamos fazer é ir a File> Save As> Qualquercoisa.rbc
O nome do ficheiro tanto faz, o que interessa é que fique sempre no formato .rbc
Após
isso vamos ao local onde guardámos o script. Clicamos no botão direito
do rato e vemos a opção Compile Script. Clicamos aí e vai aparecer um
quadro com montes de letras a passar a uma velocidade rápida. Após isso,
esse mesmo quadro aparece de fundo e aparece uma nova caixa. Será algo
assim.
Após
isso vamos clicar naquela coisinha azul que parece um livro. Ao
clicarmos lá estamos a especificar onde o script vai ser inserido, e
vamos inserir o script na nossa Rom.
Depois
de escolhermos vemos que fica tudo seleccionado dentro da caixa do Buf
Rite e que aparece outra caixa. Nessa caixa temos um pequeno Pin
Cinzento, clicamos aí e isso dá-nos o Offset onde foi escrito o script. O
offset é a "localização" onde está o script, então quando clicamos
seleccionamos o numero que nós dá e copiamos sempre o 1º.
Se for o primeiro script que estão a fazer na hack o número vai ser sempre H800000.
Estamos
mesmo quase a acabar. Clicamos em Assign (Atenção, NÃO é para se clicar
no pequeno quadrado para se por um visto, Não! É só para se clicar no
assign).
Após isso vamos a File> Burn para o script ser "queimado" na Rom para funcionar.
Se tudo correu bem já têm o script compilado na Rom.
Se
acabasse por aqui era bom, mas só precisamos de fazer mais uma coisita.
Abrimos o A-Map, vamos ao mapa que queremos, clicamos na imagem do
herói que aparece em cima para aparecerem os eventos/pessoas e
escolhemos uma pessoa.
Para
finalizar o tutorial, no A-Map, escolhemos a personagem que vai fazer o
script (se for de fala, como neste caso). Onde diz Script Offset é onde
metemos o nosso offset do nosso script, que neste caso será 800000.
Guardamos e testamos.
Em suma, este tutorial pode parecer grande, mas ao aplicar após várias vezes é das coisas mais rápidas de se fazer.
Obrigado pela paciência e aguardo comentários.
RicardoC.
Programas necessários:
- PoketScript & PokemonAdv.
- Advance Map
- Rom
Comecemos por ver do nosso script. Na imagem abaixo temos um script simples de diálogo.
O que vamos fazer é ir a File> Save As> Qualquercoisa.rbc
O nome do ficheiro tanto faz, o que interessa é que fique sempre no formato .rbc
Após
isso vamos ao local onde guardámos o script. Clicamos no botão direito
do rato e vemos a opção Compile Script. Clicamos aí e vai aparecer um
quadro com montes de letras a passar a uma velocidade rápida. Após isso,
esse mesmo quadro aparece de fundo e aparece uma nova caixa. Será algo
assim.
Após
isso vamos clicar naquela coisinha azul que parece um livro. Ao
clicarmos lá estamos a especificar onde o script vai ser inserido, e
vamos inserir o script na nossa Rom.
Depois
de escolhermos vemos que fica tudo seleccionado dentro da caixa do Buf
Rite e que aparece outra caixa. Nessa caixa temos um pequeno Pin
Cinzento, clicamos aí e isso dá-nos o Offset onde foi escrito o script. O
offset é a "localização" onde está o script, então quando clicamos
seleccionamos o numero que nós dá e copiamos sempre o 1º.
Se for o primeiro script que estão a fazer na hack o número vai ser sempre H800000.
Estamos
mesmo quase a acabar. Clicamos em Assign (Atenção, NÃO é para se clicar
no pequeno quadrado para se por um visto, Não! É só para se clicar no
assign).
Após isso vamos a File> Burn para o script ser "queimado" na Rom para funcionar.
Se tudo correu bem já têm o script compilado na Rom.
Se
acabasse por aqui era bom, mas só precisamos de fazer mais uma coisita.
Abrimos o A-Map, vamos ao mapa que queremos, clicamos na imagem do
herói que aparece em cima para aparecerem os eventos/pessoas e
escolhemos uma pessoa.
Para
finalizar o tutorial, no A-Map, escolhemos a personagem que vai fazer o
script (se for de fala, como neste caso). Onde diz Script Offset é onde
metemos o nosso offset do nosso script, que neste caso será 800000.
Guardamos e testamos.
Obrigado pela paciência e aguardo comentários.
RicardoC.
Re: [Tutorial] Inserir Scripts na Rom
*_* em breve a minha hack vai estar concluida, só preciso de saber agr, como inserir pokemons inexistentes e mudar os graficos do jogo no advancemap, por exemplo arvores do diamond and pearl
Re: [Tutorial] Inserir Scripts na Rom
平和 escreveu:*_* em breve a minha hack vai estar concluida, só preciso de saber agr, como inserir pokemons inexistentes e mudar os graficos do jogo no advancemap, por exemplo arvores do diamond and pearl
Inserir pokemons é com o Unlz.gba
Gráficos, tiles portanto, no a-map é simples...eu faço um tutorial hoje à noite (x
Re: [Tutorial] Inserir Scripts na Rom
brigado estás me a ajudar mesmos, vaais estar na produção da hack de certeza
Mas olha alguns programas da aquele erro, eu faço download e coloco na pagina system32 e na mesma
Mas olha alguns programas da aquele erro, eu faço download e coloco na pagina system32 e na mesma
Re: [Tutorial] Inserir Scripts na Rom
Coloca os DLL que faltam no System32 e na pasta onde está instalado o programa. Depois faz correr o programa como: "sistema operativo windows xp" e já deve funcionar. alguns DLL's não são aceites pelo 7 & Vista, só pelo XP
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