Bem vind@ ao fórum Pokémon Portugal!

Também gostas de Pokémon? Então junta-te a nós! =)
_____


AVISO: Isto NÃO é um jogo. Isto é um forum que trata sobre o tema de Pokemon.
Esperemos que te divirtas :)

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vind@ ao fórum Pokémon Portugal!

Também gostas de Pokémon? Então junta-te a nós! =)
_____


AVISO: Isto NÃO é um jogo. Isto é um forum que trata sobre o tema de Pokemon.
Esperemos que te divirtas :)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia] Introduçao ao Rom-Hacking

2 participantes

Ir para baixo

[Guia] Introduçao ao Rom-Hacking Empty [Guia] Introduçao ao Rom-Hacking

Mensagem por RicardoC Sáb 25 Ago 2012, 12:01

Bem-Vindo à iniciação de Rom-Hacking. Após a leitura desta pequena Guia vais saber que versão trabalhar, o que são certas palavras, como deve consistir a tua hack e ainda mais.

Comecemos pelas versões. Há várias versões Pokémon para o GBA, mas qual a melhor para trabalhar e porque? Em baixo temos a lista com o grau de dificuldade:

Ruby> FireRed> Saphire> LeafGreen> Emerald

Como podemos ver, Ruby é a melhor versão para se começar, e isto porque? O jogo Pokémon Ruby é dos jogos que mais ferramentas tem para ser modificado, tem muitos espaços livres e isso faz com que se criarmos erros não faz mal.
Logo de seguida temos o FireRed; o FireRed também é bastante simples de modificar, mas não há tantas ferramentas para trabalhar e os espaços livres (FF) não são muitos, o que faz com que tenhamos que retirar coisas do jogo em si em vez de por-mos num sitio vazio.
Saphire & LeafGreen são bastante complicados de mexer pois as ferramentas existentes para os jogos são quase inexistentes e pede um conhecimento relativo de Hexadécimais.
Por fim, Emerald é considerado o mais complicado de mexer, pois ferramentas para o jogo é algo dificil de arranjar, e o que se arranja não funciona bem; o conhecimento de Hexadécimais tem de ser muito elevado e os espaços livres no jogo quase não existem.

Agora que já tratamos da dificuldade passemos aos nomes que ao inicio nos vão parecer estranhos mas se nos integrar-mos nisto vão ser das coisas mais familiares que podemos ter. Comecemos com algo bastante fácil.

  • Mapas-> Os mapas são a visão do jogo, o sitio por onde a personagem passeia.

  • Tiles-> Os tiles (abreviação de tileset) são as imagens dentro do jogo, ou seja, árvores, casas, erva, caminhos, tudo isso são os tiles. Mudando os tiles, mudamos completamente a aparência do jogo e tornamos o jogo muito mais bonito e apelativo.

  • Paletas-> Cores do jogo. O jogo tem como três cores básicas o vermelho, o verde e o azul. Com muitas misturas de cores há várias cores que se podem por na hack.

  • Sprites-> Sprites são as imagens dos pokémons. Quando se entra em batalha vemos as costas da nossa personagem, o pokémon rival e posteriormente as costas do nosso pokémon. Isso aí são os sprites.

  • Minisprites-> Parecido com os sprites, mas apenas mini, ou seja, vermos a nossa personagem a caminhar pela rua, falar com as pessoas no mapa entre outras coisas, tudo isso são os minisprites.

  • Scripts-> Talvez o mais complicado, Scripts são os eventos do jogo. Por exemplo, na versão FireRed quando vamos para as ervas e o Prof.Oak nos impede isso aí é um script. Os scripts têm uma linguagem muito complexa que depois de entendida é facílima.

  • Hexadécimais-> Hexadécimais é a línguagem utilizada em qualquer jogo feito. Numa Hack o que há a ter em conta são os espaços livres que se possam ocupar, esses espaços livres em hexadécimal chamam-se de FF.

Tudo isto que está antes são apenas palavras para perceber, pois nos tutoriais é que vou aprofundar esses assuntos; por agora é só perceber o que cada palavra quer dizer.

Passemos agora à criação da Hack e o que é preciso. Se é para criar uma Hack só para despachar mais vale nem fazer nada; a ideia de criar uma hack é uma pessoa divertir-se ao faze-lo e as pessoas que a jogam também se divirtam bastante. Então para a criação da Hack inicialmente precisa-se de uma ideia para uma história e estruturá-la. A história tem que ter uma boa estrutura; não se pode andar a saltar entre eventos sem sentido só porque se quer, tenta-se criar uma história com inicio, meio e fim e tudo bem ligado. Posteriormente procura-se uns bons recursos para a hack como Tiles e sprites.
Os Tiles têm de condizer uns com os outros. Se queremos a hack com um efeito mais para o escuro então os tiles terão que ser escuros, não convém misturar tiles claros com escuros porque o jogo fica com um aspecto pouco apelativo.
Tendo a história e os recursos, só falta saber usá-los bem na hack, mas para isso é preciso a principal ferramenta, Paciência! É preciso muita para se criar uma hack, isso e força de vontade, tendo ambas a hack será sem dúvida um sucesso.

Obrigado por lerem isto tudo e aguardo comentários e dúvidas.
Guia feito por RicardoC.
RicardoC
RicardoC
Rank:
Rank:

Mensagens : 87

http://http:\\www.pokemonelements.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Introduçao ao Rom-Hacking Empty Re: [Guia] Introduçao ao Rom-Hacking

Mensagem por xSean Sáb 25 Ago 2012, 12:35

Hexadécimais, é isso mesmo, eu sabia que havia essa coisa que era complicada de mexer e perceber quando se faz um hack, nem sei o que é bem isso.

Já o resto sei o que são mas não como se fazem, mas sem duvida os scripts são os mais difíceis de se fazerem, por vezes leva a glitches.
xSean
xSean
Rank:
Rank:

Mensagens : 3468

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos