Pokémon Portugal
AVISO: Isto NÃO é um jogo. Isto é um forum que trata sobre o tema de Pokemon.
Esperemos que te divirtas Smile
___

Bem vindo/a ao fórum Pokémon Portugal!

Também gostas de Pokémon? Então junta-te a nós =)

Novo Acordo Ortográfico

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acordo Ortográfico: Contra ou a favor?

14% 14% 
[ 3 ]
67% 67% 
[ 14 ]
19% 19% 
[ 4 ]

Total dos votos : 21

Novo Acordo Ortográfico

Mensagem por PikaPi! em Sex 07 Out 2011, 15:50

Tenho uma cadeira muito fixe no meu curso chamada "Análise Gramátical" e numa ficha a professora colocou o texto que vou colar a seguir.
Criei esta poll para saber qual a vossa visão sobre o novo Acordo Ortográfico, se são contra ou a favor e porquê.

Por exemplo, eu era contra, mas agora sou a favor, embora ainda vá ter um trabalhão a mudar a minha ortografia. A professora fez um bom trabalho a vender-me o acordo xD Embora não concorde com algumas alterações, como por exemplo... Egipto passar para Egito (odeio o corrector por me sublinhar a palavra ;_; )... É que... Vá, quase toda a gente diz Egito, mas eu sou das poucas pessoas que pronuncia o Egipto. Podemos ser poucos, mas... ;___;
Depois também há mais palavras que não concordo porque pronuncio algum p ou c, mas agora não me estou a lembrar.

Vou colar aqui o texto, acho que vão gostar:

Quando eu escrevo a palavra ação, por magia ou pirraça, o computador retira automaticamente o c na pretensão de me ensinar a nova grafia. De forma que, aos poucos, sem precisar de ajuda, eu próprio vou tirando as consoantes que, ao que parece, estavam a mais na língua portuguesa. Custa-me despedir-me daquelas letras que tanto fizeram por mim. São muitos anos de convívio. Lembro-me da forma discreta e silenciosa como todos estes cês e pês me acompanharam em tantos textos e livros desde a infância. Na primária, por vezes gritavam ofendidos na caneta vermelha da professora: não te esqueças de mim! Com o tempo, fui-me habituando à sua existência muda, como quem diz, sei que não falas, mas ainda bem que estás aí. E agora as palavras já nem parecem as mesmas. O que é ser proativo? Custa-me admitir que, de um dia para o outro, passei a trabalhar numa redação, que há espetadores nos espetáculos e alguns também nos frangos, que os atores atuam e que, ao segundo ato, eu ato os meus sapatos.

Depois há os intrusos, sobretudo o erre, que tornou algumas palavras arrevesadas e arranhadas, como neorrealismo ou autorretrato. Caíram hifenes e entraram erres que andavam errantes. É uma união de facto, para não errar tenho a obrigação de os acolher como se fossem família. Em 'há de' há um divórcio, não vale a pena criar uma linha entre eles, porque já não se entendem. Em veem e leem, por uma questão de fraternidade, os és passaram a ser gémeos, nenhum usa chapéu. E os meses perderam importância e dignidade, não havia motivo para terem privilégios, janeiro, fevereiro, março são tão importantes como peixe, flor, avião. Não sei se estou a ser suscetível, mas sem p algumas palavras são uma autêntica deceção, mas por outro lado é ótimo que já não tenham.

As palavras transformam-nos. Como um menino que muda de escola, sei que vou ter saudades, mas é tempo de crescer e encontrar novos amigos. Sei que tudo vai correr bem, espero que a ausência do cê não me faça perder a direção, nem me fracione, nem quero tropeçar em algum objeto abjeto. Porque, verdade seja dita, hoje em dia, não se pode ser atual nem atuante com um cê a atrapalhar.

in http://aeiou.visao.pt/um-ce-a-mais=f574629
PikaPi!
Crachá Relic
Crachá Relic

Número de Mensagens : 1045

Re: Novo Acordo Ortográfico

Mensagem por knukles317 em Sex 07 Out 2011, 15:55

eu também dizia Egipto, e o texto está mesmo óptimo

knukles317
Crachá Dynamo
Crachá Dynamo

Número de Mensagens : 543

Mensagem por SarahMagic em Sex 07 Out 2011, 16:10

Três palavras: Sou completamente contra! D8<

Acho o novo ortográfico a coisa mais estúpida que fizeram.
Eu continuo a escrever como sempre fiz e como aprendi. Recuso-me a mudar o meu português D=
Já para não falar que não vejo vantagens neste novo acordo.
Tudo bem que no Brasil se escreva assim, mas estamos em Portugal, logo devemos manter o português de Portugal.

My opinion Surprised

Assinatura:

SarahMagic
_
_

Número de Mensagens : 6571

http://www.youtube.com/user/xSarahMagic

Mensagem por PikaPi! em Sex 07 Out 2011, 16:26

SarahMagic escreveu:Três palavras: Sou completamente contra! D8<

Eu continuo a escrever como sempre fiz e como aprendi. Recuso-me a mudar o meu português D=
Tudo bem que no Brasil se escreva assim, mas estamos em Portugal, logo devemos manter o português de Portugal.

My opinion Surprised

Eu não tenho remédio tendo em conta o curso em que estou xD Mas a velha ortografia ainda tem as suas raízes bem assentes em pessoas como eu e tu, que levaram uma escolaridade a escrever daquela maneira.
Mas para quem está a aprender a ler e escrever e a aprender Português mesmo, fica com a vida facilitada porque agora escreve-se mais próximo de como falamos.

O acordo supostamente veio para tornar as coisas mais simples. Nós vamos continuar a ser portugueses e a nossa ortografia contínua diferente da dos brasileiros, embora as duas ortografias estejam mais próximas uma da outra agora.
PikaPi!
Crachá Relic
Crachá Relic

Mensagem por bruno32 em Sex 07 Out 2011, 16:30

SarahMagic escreveu:Três palavras: Sou completamente contra! D8<

My opinion Surprised

Concordo!!!

A minha stora deu-nos fichas de trabalho,tudo sobre o novo acordo ortográfico...Maíusculas,hífens,acentos,etc...O que vale é que a stora não desconta se nós não cumprirmos com o acordo,quando estamos a fazer testes ou trabalhos xD

E eu estou com a Sarah,vou escrever como sempre escrevi e não vai ser um acordo que vai mudar isso!! u_u
bruno32
Crachá Freeze
Crachá Freeze

Número de Mensagens : 3239

Mensagem por Convidad em Sex 07 Out 2011, 17:33

Disculpe,mas,contra.

Não quero me dar ao trabalho a mudar meu portugês.

Não sei porque pipocas inventaram isto...

Não concordo PikaPi.

Convidad
Convidado

Mensagem por Addison em Sex 07 Out 2011, 17:36

Eu sou completamente contra quer dizer aprendemos de uma forma e agora somos obrigados a mudar.
E por sorte a minha stora também não desconta Very Happy

cumpZ
Addison
Crachá Knuckle
Crachá Knuckle

Número de Mensagens : 462

Mensagem por Guiggs em Sex 07 Out 2011, 17:38

deviam achar que tava muito "hardcore" e decidiram mudar xD
mas sinceramente ainda nao me faz muita diferença, por enquanto vou escrever da mesma maneira que sempre escrevi Very Happy

Guiggs
Banido
Banido

Número de Mensagens : 2029

Mensagem por Addison em Sex 07 Out 2011, 17:46

Ou algo do genero xd
Eu também não era só o que me faltava aprender a "escrever" de novo, já não estamos na primaria :@

cumpZ
Addison
Crachá Knuckle
Crachá Knuckle

Número de Mensagens : 462

Mensagem por Legendary.pink trainer em Sex 07 Out 2011, 18:04

Agora é que a impresa dos corretores vai lucrar

"E agora as palavras já nem parecem as mesmas."

Sinto muito isso agora,principalmente nas palavras pequenas como "acto" que agora é "ato" e etc
Por acaso na minha escola estão a entrar devagar,então nem sabia ainda da situação dos "R" e sinceramente,fica feio e_e

Como falaram aqui,é algo que vai facilitar bastante quem ainda esta a aprender a escrever (ou não,aposto que isso irá confundir um pouco agora quem está na primaria) mas para mim não,agora que já sei escrever "rapido",demoro sempre mais um pouco a fazer o Loading,mesmo que os profs não descontem xD

Sinceramente,não sei se concordo ou discordo,lembro-me que muitas vezes olhava para as minhas fichas e pensava "mas porque razao esta esta letra aqui? qual é o sentido afinal? As palavras sempre mudaram e a forma como se pronunciam,nota-se bem as diferenças,mas será que a evolução foi tão lenta assim para ainda não terem tirado as que não estão cá a fazer nada?",mas hoje olho e vejo o quão feio fica na escrita,é "tão facil,tão obvio",terei saudades de ouvir aquela frase resmungona dos profs "não se esqueçam do c/p antes do..."

Para alguns as palavras são só um meio de comunicação,mas para mim sempre pareceu haver alguma beleza nelas (isto é piroso,mas eu realmente acho a palavra modificada feia agora xD),claro que eu não me ponho a desenhar palavras nem a admira-las,mas de vez em quando tento escrever um texto com letra mais trabalhada e não gosto mais...

Enfim
E para quem está a pensar em ficar com o old Portugues e está no secundario,esqueça,ouvi dizer que nos exames já vão começar a descontar =X

As vezes ponho-me a pensar como seria se fizessem o mesmo no Ingles,acho que seria grande FAIL já que metade das palavras nem se le como se escreve ou vice-versa xD
Legendary.pink trainer
Crachá Iceberg
Crachá Iceberg

Número de Mensagens : 6158

http://www.cristgaming.com/pirate.swf

Mensagem por bruno32 em Sex 07 Out 2011, 18:05

Legendary.pink trainer escreveu:Agora é que a impresa dos corretores vai lucrar

"E agora as palavras já nem parecem as mesmas."

Sinto muito isso agora,principalmente nas palavras pequenas como "acto" que agora é "ato" e etc
Por acaso na minha escola estão a entrar devagar,então nem sabia ainda da situação dos "R" e sinceramente,fica feio e_e

Como falaram aqui,é algo que vai facilitar bastante quem ainda esta a aprender a escrever (ou não,aposto que isso irá confundir um pouco agora quem está na primaria) mas para mim não,agora que já sei escrever "rapido",demoro sempre mais um pouco a fazer o Loading,mesmo que os profs não descontem xD

Sinceramente,não sei se concordo ou discordo,lembro-me que muitas vezes olhava para as minhas fichas e pensava "mas porque razao esta esta letra aqui? qual é o sentido afinal? As palavras sempre mudaram e a forma como se pronunciam,nota-se bem as diferenças,mas será que a evolução foi tão lenta assim para ainda não terem tirado as que não estão cá a fazer nada?",mas hoje olho e vejo o quão feio fica na escrita,é "tão facil,tão obvio",terei saudades de ouvir aquela frase resmungona dos profs "não se esqueçam do c/p antes do..."

Para alguns as palavras são só um meio de comunicação,mas para mim sempre pareceu haver alguma beleza nelas (isto é piroso,mas eu realmente acho a palavra modificada feia agora xD),claro que eu não me ponho a desenhar palavras nem a admira-las,mas de vez em quando tento escrever um texto com letra mais trabalhada e não gosto mais...

Enfim
E para quem está a pensar em ficar com o old Portugues e está no secundario,esqueça,ouvi dizer que nos exames já vão começar a descontar =X

As vezes ponho-me a pensar como seria se fizessem o mesmo no Ingles,acho que seria grande FAIL já que metade das palavras nem se le como se escreve ou vice-versa xD

E agora em vez de dizeres ''pára!'' dizes ''para!'' xD

Que mau.... xD
bruno32
Crachá Freeze
Crachá Freeze

Mensagem por PikaPi! em Sex 07 Out 2011, 18:12

Por enquanto ainda não se desconta porque o AO ainda é recente. As pessoas precisam de tempo para o adoptar. Damn! Adotar xD (por exemplo, sim, estou muito habituado ao P em adoptar, ao escrever, mentalmente pronuncio o P, mas na fala não o digo. Alguém pronuncia o P? Acho que nunca ouvi, daí eles quererem aproximar a escrita da fala e retiraram o P de adoptar)

A maneira como escrevemos, de certa forma é uma cultura, mas a cultura não é estática. A linguagem evolui, há palavras novas constantemente a aparecer nos dicionários, é normal que a ortografia levasse agora uma reforma.

Eu percebo-vos bem, mas depois de bem explicado, o acordo deixa de ser um bicho de sete cabeças e vocês vêm que não é assim tão difícil de o ADOTAR xD

Na ultima aula fizemos uma ficha com várias opções sobre a ortografia e tivemos que explicar porque é que opção tal era correta, então ela mandou-nos vir a este site para procurarmos a base do acordo que diz que "mini-saia" agora se escreve minissaia.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=acordo&version=1990

EDIT: Obrigado bruno, por me lembrares de uma palavra que não concordo! Para e pára diz-se de maneira diferente. o A do para imperativo é mais aberto que o de para, acho que esta alteração não faz qualquer sentido e mesmo que digam que se distingue uma da outra pelo contexto, é uma mudança absurda e de certeza que vai haver confusões graças a isto.
PikaPi!
Crachá Relic
Crachá Relic

Mensagem por Legendary.pink trainer em Sex 07 Out 2011, 18:18

bruno32 escreveu:E agora em vez de dizeres ''pára!'' dizes ''para!'' xD

Que mau.... xD

Isso foi uma das coisas mais estupidas que fizeram xD
É que nem fez sentido!

Isso é tão mau,porque eu tenho certas pessoas que adoram escrever certo no msn e quando elas falam "para" assim derrepente a meio do que estamos a falar,eu fico tipo "anh...wait,para ou pára?" e as vezes não consigo mesmo distinguir xD

PikaPi! escreveu:Por enquanto ainda não se desconta porque o AO ainda é recente. As pessoas precisam de tempo para o adoptar. Damn! Adotar xD (por exemplo, sim, estou muito habituado ao P em adoptar, ao escrever, mentalmente pronuncio o P, mas na fala não o digo. Alguém pronuncia o P? Acho que nunca ouvi, daí eles quererem aproximar a escrita da fala e retiraram o P de adoptar)

Não se desconta? Os meus profs dizem que sim e_e
E eu falava as vezes quando não queria falar rapido =P
E Egipto sempre ouvi o "P",isso foi estranho...

Legendary.pink trainer
Crachá Iceberg
Crachá Iceberg

Mensagem por knukles317 em Sex 07 Out 2011, 18:21

para mim uma coisa muito estranha é a minissaia... eugh, odeio o novo acordo, eu que era daqueles que dava 1 ou 2 erros em 250 palavras T-T

knukles317
Crachá Dynamo
Crachá Dynamo

Número de Mensagens : 543

Mensagem por JamieHeartman em Sex 07 Out 2011, 18:37

obviamente sou contra, não só é difícil mudar os hábitos de escrita de milhões de pessoas como é difícil entender o que se escreve...sinceramente, quem criou este acordo ortográfico devia ser burro como tudo pra querer escrever assim...o pior é como a Pink disse, nos exames vai começar a contar como erro escrever assim, a sério que rage Mad

JamieHeartman
Crachá Forest
Crachá Forest

Número de Mensagens : 853
Awards :

Mensagem por Legendary.pink trainer em Sex 07 Out 2011, 18:49

JamieHeartman escreveu:sinceramente, quem criou este acordo ortográfico devia ser burro como tudo pra querer escrever assim...

Eu sei que não tem muito a ver com o topico mas a minha irmã por exemplo tem dificuldades de aprendizagem,e mesmo estando no 6º ano ela ainda dá bastantes erros por causa dessas letras mudas e etc =/

Acho que esta mudança foi tambem a pensar nas crianças com mais dificuldade ^^
Claro que para nós é tipo "arg,passei a minha escolaridade toda a ter de escrever assim e a ser descontado em testes e fichas por isto,e agora simplesmente desaparece"
Mas tambem temos de pensar um pouco,calhou agora mas podia ter calhado em qualquer outra altura xD

Eles não iam esperar que todos acabassemos a escola para mudar o acordo ortografico,é impossivel,haverá sempre pessoas a frequentar e algum dia iriam ter de mudar sem pensar muito nas consequencias,o mundo não para xD
Calhou é numa altura má para nós simplesmente,mas eu acho que é pior para quem ainda estava na primaria =P
Legendary.pink trainer
Crachá Iceberg
Crachá Iceberg

Mensagem por bruno32 em Sex 07 Out 2011, 18:55

Legendary.pink trainer escreveu:
Calhou é numa altura má para nós simplesmente,mas eu acho que é pior para quem ainda estava na primaria =P

Desculpem o off,mas não resisti xD

Spoiler:

*Telejornal começa*

Notícia: Amanhã,dia 21 de Dezembro de 2012 o mundo acabará.

Mudando de assunto,depois de muitos anos a ser construido,foi imposto um novo acordo ortográfico.Apartir de hoje,vamos passar a escrever as palavras de uma maneira diferente.

Bruno: Damn...Hoje vai ser um mau dia...Vamos ter de escrever as palavras de uma maneira completamente diferente....Mas amanhã já não! 8D
bruno32
Crachá Freeze
Crachá Freeze

Mensagem por Legendary.pink trainer em Sex 07 Out 2011, 19:00

bruno32 escreveu:
Legendary.pink trainer escreveu:

Desculpem o off,mas não resisti xD

Spoiler:

*Telejornal começa*

Notícia: Amanhã,dia 21 de Dezembro de 2012 o mundo acabará.

Mudando de assunto,depois de muitos anos a ser construido,foi imposto um novo acordo ortográfico.Apartir de hoje,vamos passar a escrever as palavras de uma maneira diferente.

Bruno: Damn...Hoje vai ser um mau dia...Vamos ter de escrever as palavras de uma maneira completamente diferente....Mas amanhã já não! 8D

Hahaha xD
Se metessem antes desse dia é que ia ser mesmo LOL
Legendary.pink trainer
Crachá Iceberg
Crachá Iceberg

Mensagem por PikaPi! em Sex 07 Out 2011, 19:01

Depois do AO estabelecido, quem começa a aprender a ler/escrever e quem começa a aprender português, ficam com a vida facilitada.
Eu ainda estou habituado à maneira antiga, mas terei que me ir corrigindo. Por agora aceita-se porque ainda agora começou, mas daqui a uns anos não vai ser tão aceitável dar-se esses erros então mais vale adotarmos o acordo. Ou então juntem-se mais pessoas e vão manifestar contra o acordo, se bem que não sei se isso terá muita importância para os big boys xD
PikaPi!
Crachá Relic
Crachá Relic

Mensagem por darkstaraptor em Sex 07 Out 2011, 20:03

Eu posso não concordar com uma ou outra e mudar a minha ortografia mas acho que está bom e não tenho nada contra as outras por isso estou a favor como tu PikaPi
darkstaraptor
Crachá Earth
Crachá Earth

Número de Mensagens : 176
Localização : 404 Error - Location not found. Please try again in a few minutes

http://www.serebii.net/index2.shtml

Mensagem por TugaWolf em Sex 07 Out 2011, 21:30

Lady Dia escreveu:Disculpe,mas,contra.

Não quero me dar ao trabalho a mudar meu portugês.

Não sei porque pipocas inventaram isto...

Não concordo PikaPi.

Não percebo nada deste acordo ortográfico, mas acho que tem como objectivo, a escrita portuguesa de Portugal ser igual à portuguesa Brasileira, por isso tu não vais muder o teu portugues. mas nós (de Portugal) sim, XD.

Eu perdi minutos importantes da minha vida porque em casa tinha que escrever 15 vezes certas palavras do género "recepcão" "acção" e afins quando nos ditados escrevia sem "p" e sem "c", nas escola diziam que era importante e que tinha que escrever bem senão não ia para a "escola dos grandes", e agora eu digo: Quem é que me devolve esses minutos? Os minutos que em vez de estar fechado em casa podia estar na rua a brincar.

Bem isto não é uma crítica ao Brasil, mas sim ao resto:
Spoiler:
A Grécia está na banca rota
Em Inglaterra os jovens estão perdidos
Os EUA estão cada vez pior
Portugal está a ser colonizado pelo Brasil
Se Brasil não vira primeiro Mundo
Primeiro mundo vira Brasil
TugaWolf
Crachá Beacon
Crachá Beacon

Número de Mensagens : 1637

Mensagem por zushido em Sex 07 Out 2011, 21:41

a minha stora ja disse para nos abituarmos, mas nao o vo usar, vo continuar a escrever como aprendi!!!
zushido
Crachá Rising
Crachá Rising

Número de Mensagens : 366

Mensagem por SarahMagic em Sex 07 Out 2011, 23:04

Há quem desconte nos exames e há quem não o faça =O Acho que também depende dos stores que apanhares xD
Felizmente não apanhei nenhum que tivesse de acordo com o novo acordo xD

Assinatura:

SarahMagic
_
_

Número de Mensagens : 6571

http://www.youtube.com/user/xSarahMagic

Mensagem por ShayminFan em Sex 07 Out 2011, 23:07

Contra, Contra, Contra :33:

Eu nao sou brasileiro e gosto mais de escrever optimo, Egipto, Exacto do que essas coisas o mundo anda doido OMG
ShayminFan
Crachá Feather
Crachá Feather

Número de Mensagens : 687

Mensagem por PikaPi! em Sex 07 Out 2011, 23:15

O objetivo não é escrevermos como os brasileiros. Uma das provas disso é que agora passamos a escrever receção e no Brasil continuam com recepção. Isto porque nós portugueses não pronunciamos o P e os brasileiros pronunciam.

Acho que o objetivo, embora ainda não tenha lido o texto do AO, é aproximar ao máximo a escrita da fala.
PikaPi!
Crachá Relic
Crachá Relic

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: