Pokémon Portugal
AVISO: Isto NÃO é um jogo. Isto é um forum que trata sobre o tema de Pokemon.
Esperemos que te divirtas Smile
___

Bem vindo/a ao fórum Pokémon Portugal!

Também gostas de Pokémon? Então junta-te a nós =)

Grupo da XDR no Pokémon Portugal

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grupo da XDR no Pokémon Portugal

Mensagem por Convidad em Qui 25 Ago 2011, 16:18

Nota: O grupo da XDR no Birejji foi apagado. O único grupo da XDR disponível é no Pokémon Portugal.

Neste grupo da XDR, falado em Português do Brasil e Português de Portugal, haverá restrições, devido às regras da administração do Fórum. A partir de agora, vocês poderão ser membros do grupo da XDR, fazendo automaticamente comentários de boa qualidade. Se a XDR tiver torneios de Pokémon agendados, com ou sem parceria com Pokémon Portugal, mando-vos um aviso. A XDR e o Pokémon Portugal são parceiros, devido às fortes amizades entre XDRZERO e SarahMagic. A parceria ocorreu, devido a fama do fórum ter aparecido no programa Geração Net, no canal Panda Biggs, em Novembro de 2010. Até agora, a SarahMagic foi uma dos meus melhores parceiros que já conheci, na história da Internet. Se quiserem ser membros da XDR, mandem comentários a dizerem se querem e contactem-me via mensagem privada. Alguma mensagem privada contra mim, eu reportarei aos administradores e vocês serão banidos, no Pokémon Portugal e na Xtreme Destruction Revolution. Leiam as regras do fórum do Pokémon Portugal e uma regra que acrescento aqui: Respeitar tudo e todos.

Ao referirem 50 membros para a XDR (10 de cada vez), acrescentam o vosso perfil com grandes passos para o Corredor da Fama da XDR. A referencia de membros da XDR é para ajudar o Pokémon Portugal a crescer, com boas companhias. Ao serem membros e se um de vocês, do vosso país, for seleccionado Líder ou Vice-Líder por um mês (Vice-Líder em Portugal), terão de dar o vosso máximo para manterem o vosso lugar para a minha avaliação valer a pena.

Obrigado pela compreensão.

Membros do Corredor da Fama da XDR:

Clara Correia (Pinkmew) - http://adf.ly/2Sgjo
António Fernandes (Atem) - http://adf.ly/2Sglg
Martim Ferreira (Red) - http://adf.ly/2SgmK
Guilherme Nogueira (Guiggs) - http://adf.ly/2SgnJ
Ricardo Valverde (Efram) - http://adf.ly/2Sgrd
Francisco Nunes "Chico" - http://adf.ly/2avxr
Carlos Santos "Gamerse" - http://adf.ly/2hRFm
Sara Soares "SarahMagic" - http://adf.ly/2slaR

NOTA: PARA VEREM OS PERFIL DOS MEMBROS DO CORREDOR DA FAMA DA XDR, TÊM DE COPIAR E COLAR ESSES LINKS. APARECERÃO ANÚNCIOS. QUANDO VOS APARECER O "FECHAR PROPAGANDA", CLICAM NESSE BOTÃO E VEJAM OS PERFIS.

Comentam e espero que gostem.

Última edição por XDRZERO em Sab 24 Set 2011, 23:56, editado 5 vez(es) (Razão : XDR Group no Pokémon Portugal)

Convidad
Convidado

Re: Grupo da XDR no Pokémon Portugal

Mensagem por Legendary.pink trainer em Sex 26 Ago 2011, 20:05

XDRZERO escreveu:Alguma mensagem privada contra mim, eu reportarei aos administradores e vocês serão banidos, no Pokémon Portugal

Anh? @_@
Como assim? Vamos ser banidos do forum ou do grupo se não gostarmos de ti? @_@

Btw,não me posso inscrever,mas por acaso ate gostava... =/

Assinatura:

Legendary.pink trainer
Crachá Iceberg
Crachá Iceberg

Número de Mensagens : 6151

http://www.cristgaming.com/pirate.swf

Mensagem por Guiggs em Sex 26 Ago 2011, 20:11

Legendary.pink trainer escreveu:
XDRZERO escreveu:Alguma mensagem privada contra mim, eu reportarei aos administradores e vocês serão banidos, no Pokémon Portugal

Anh? @_@
Como assim? Vamos ser banidos do forum ou do grupo se não gostarmos de ti? @_@

Btw,não me posso inscrever,mas por acaso ate gostava... =/

é racismo!
btw: xdr eu ja tou no corredor da fama nao presiso de me inscrever por aqui para o resto? certo

Guiggs
Banido
Banido

Número de Mensagens : 2029

Mensagem por Convidad em Sex 26 Ago 2011, 20:24

Sim, para aumentares o teu perfil do Corredor da Fama da XDR

Convidad
Convidado

Mensagem por Guiggs em Sex 26 Ago 2011, 20:25

posta mase aqui o meu corredor da fama!

Guiggs
Banido
Banido

Mensagem por Guiggs em Sex 26 Ago 2011, 23:43

esta aqui Wink

apaguei o corredor da fama nesta postagem pois têm o link la em cima Wink

Última edição por Guiggs em Sab 27 Ago 2011, 09:37, editado 1 vez(es)

Guiggs
Banido
Banido

Mensagem por Uchiha em Sab 27 Ago 2011, 00:27

2 coisas
1ª double post... só mesmo para atrair atenções. convencido Very Happy
2ª Ninguém quer saber aquilo que já fizeste... se fosse dentro do fórum. Mas são assuntos que em nada dizem respeito ao fórum.
Uchiha
Crachá Relic
Crachá Relic

Número de Mensagens : 1148

Mensagem por bruno32 em Sab 27 Ago 2011, 00:29

Guiggs escreveu:esta aqui Wink

Este rapaz deu tudo que tinha para dar e continuar a tentar deliciar os torneios, com auto-estima e coragem, não sendo desistente como eu. Houveram muitas coisas que o Guiggs fez por mim e por isso, estarei a dizer os seus feitos na XDR. Pela primeira vez, o Guiggs tornou-se membro da XDR e participou no 5º Torneio WIFI Pokémon da XDR, em que organizei com o Spiruz. Quando eu e o Spiruz andávamos sempre a discutir, o Guiggs tem me dado ajuda. Com isso, aprendi que trabalhar em equipa, mesmo sendo inimigos, nos deu grande produtividade, que tornou este torneio um sucesso. O Guiggs desistiu nos quartos de final, porque passou todos os seus Pokémons mais poderosos para os jogos do Pokémon Black e do Pokémon White. Mais tarde, o Guiggs decidiu participar no 6º Torneio WIFI Pokémon feito pela XDR. O Guiggs fez muitos progressos desde então, como ajudar o Red para fazer o servidor do jogo Minecraft, baseado na região Hoenn da XDR, sendo o local para organizar a XDR Pokémon League; também se tornou Moderador do Chat Oficial da XDR Normal e Moderador do Chat da XDR Pokémon League, que se safou muito bem. Ele tornou-se o Champion da XDR Pokémon League. Ele ficou em segundo lugar, no 6º Torneio WIFI Pokémon da XDR, perdendo contra a Pinkmew, por desqualificação, na final, ficando em segundo lugar. Mas depois da revolta do Guiggs, ele quis tornar-se mais criativo, pedindo-me para organizar o 1º Mini-Torneio Pokémon - XDR + Zorua News, que contava com a ajuda do Spiruz, do Zorua News. Guiggs encontra-se nas Meias-Finais, derrotando o Suzaku-kun. Guiggs tem a candidatura para as Eleições do Melhor Treinador de Pokémon da XDR de 2011, que terá lugar em 2012. Guiggs tem feito imensos esforços, que o levaram ao Corredor da Fama da XDR. Mesmo tendo bons e maus exemplos, Guiggs é... não o podem ver (You Can't See Him).

tl;dr,quoto o Uchiha.
bruno32
Crachá Freeze
Crachá Freeze

Número de Mensagens : 3239

Mensagem por Guiggs em Sab 27 Ago 2011, 08:54

Uchiha escreveu:2 coisas
2ª Ninguém quer saber aquilo que já fizeste... se fosse dentro do fórum. Mas são assuntos que em nada dizem respeito ao fórum.

hum... boa?
btw: o double post foi sem querer Very Happy

Guiggs
Banido
Banido

Mensagem por Convidad em Sab 27 Ago 2011, 11:11

Uchiha escreveu:2 coisas

Se o Pokémon Portugal introduzisse o Corredor da Fama, tal como a XDR fez, vocês teriam de coroar os melhores membros do fórum. A propósito, a XDR não é uma grande indústria ou uma grande empresa, pois da maior parte, trabalho sozinho no blog. Eu e a Sarah somos muito bons amigos desde o ano passado, só que nunca nos vimos pessoalmente. Mas desde que a XDR foi ressuscitada, tenho tentado a minha sorte em outros sites, caso aceitem parcerias ou ajudas para obterem membros da XDR, não só para aumentarem o perfil para o Corredor da Fama, como também ajudar sites crescer em grande forma.

O Guiggs tem uma alta auto-estima, mas é realista. Ele consegue vencer muita gente, mas não conseguiu ganhar contra outros jogadores, com combate justo, mas ele não desiste. Entre todos os Hall of Famers da XDR que mencionei no tópico, o Guiggs não gostou de nenhum. Portanto, se muitas pessoas alcançarem o Corredor da Fama da XDR, desde que seja o agrado do Guiggs, não posso comentar a decisão dele, pois, se eu comentasse algo que não tem lógica e sem nexo, o meu cérebro seria um autentico Magikarp.

Convidad
Convidado

Mensagem por PokéMaster em Sab 27 Ago 2011, 17:51

Fiquei muito satisfeito por saber que o Pokémon Portugal apareceu no geração Net, o forum merece e ficou muito bem na tv xD (vi um video no youtube)
PokéMaster
Crachá Volcano
Crachá Volcano

Número de Mensagens : 159

http://fairytail-portugal.livreforum.com/

Mensagem por bruno32 em Sab 27 Ago 2011, 18:30

Todos os posts da discussão que aqui houve foram apagados.
bruno32
Crachá Freeze
Crachá Freeze

Número de Mensagens : 3239

Mensagem por Convidad em Ter 13 Set 2011, 00:55

Pessoal, lentamente têm sido adicionados mais membros para o Corredor da Fama da XDR, deiam uma vista de olhos aos perfis dos nossos homenageados membros do Corredor da Fama da XDR. Obrigado.

Convidad
Convidado

Eleição de Melhor membro do Corredor da Fama da XDR 2011

Mensagem por Convidad em Sab 24 Set 2011, 23:50

Pessoal, devem ser muitos membros do Pokémon Portugal que cá se registaram. Pois bem, vamos ao o que interessa:

Lentamente tenho adicionado pessoas para o Corredor da Fama da XDR. isto é, permite às pessoas de entrarem nas Eleições de Melhor Membro do Corredor da Fama da XDR. Isto é, menos de 10 pessoas conseguiram essa homenagem especial. Fizeram muita coisa pela XDR e agora, tudo depende de vocês.

No dia 25 de Janeiro de 2012, iniciarão as Eleições para o Melhor Membro do Corredor da Fama da XDR. Alguns dos usuários do Pokémon Portugal como Guiggs, Razor aka Red, SarahMagic e outros estão no Corredor da Fama da XDR e irão concorrer às eleições que terminarão no dia 25 de Março de 2012.

As eleições de Melhor Jogador de Pokémon de 2011, Melhor Jogador da FIFA 11 PS3 e Melhor Membro do Corredor da Fama da XDR começarão no aniversário da XDR. A XDR fará 6 anos, se continuar a esforçar-se nas suas actividades.

Por isso anotem na vossa agenda: dia 25 de Janeiro começarão as eleições. Comentem.

Última edição por XDRZERO em Sab 24 Set 2011, 23:51, editado 1 vez(es) (Razão : Eleição de Melhor membro do Corredor da Fama da XDR 2011)

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 14:48

Bue engraçado... XD eu tou no forum há uns tempos, sou admin e só agora reparei nisto xDDDD EPIC FAIL

Assinatura:

Mooner
_
_

Número de Mensagens : 3161

Mensagem por Convidad em Dom 25 Set 2011, 14:51

Mooner escreveu: Bue engraçado... XD eu tou no forum há uns tempos, sou admin e só agora reparei nisto xDDDD EPIC FAIL
Não tem mal. A XDR até agora tem andado a fracassar muito em relação aos grupos nos sites e também em torneios. Mas diz-me, eu tenho andado a construir o meu blog. Não posso fazer spam mas, sou parceiro do Pokémon Portugal. A XDR vai fazer 6 anos. O que tu achas do meu trabalho?

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 18:50

Acho que vais começar a ter cada vez mais problemas em arranjar malta para fazer torneios... isto com a quantidade de plataformas e jogos que há, a malta tem tendencia a dispersar... ou envolves-te em outros projectos ou não vais a lado nenhum... Eu vejo aqui pelo forum, muitas das vezes as areas que nada tem haver com PKMN são as areas + concorridas

Assinatura:

Mooner
_
_

Mensagem por Convidad em Dom 25 Set 2011, 18:57

Mooner escreveu: Acho que vais começar a ter cada vez mais problemas em arranjar malta para fazer torneios... isto com a quantidade de plataformas e jogos que há, a malta tem tendencia a dispersar... ou envolves-te em outros projectos ou não vais a lado nenhum... Eu vejo aqui pelo forum, muitas das vezes as areas que nada tem haver com PKMN são as areas + concorridas

Já fiz torneios e nem sempre os torneios acabam bem. Alguns são mal organizados por mim mas também, na minha opinião, o 5º Torneio WIFI Pokémon da XDR, o 1º Mini-Torneio Pokémon - XDR + Zorua News, o 1º Torneio WIFI Pokémon da XDR e também o 3º Torneio WIFI Pokémon da XDR foram os melhores torneios que já organizei, pelos antigos e actuais membros da XDR de certos países: Harris Savidakis, Pinkmew, Spiruz e Guiggs.

Faz um tempo que não falo com eles. O Harris tem andado offline, ele mora na Grécia. A Pinkmew está sempre Online mas está sempre ocupada. E eu estou chateado com o Guiggs e com o Spiruz, devido a insultos racistas, gozando comigo, fingindo-se serem meus amigos mas no fundo aproveitaram-se de mim para seus benefícios, ganhando feitos na XDR para o Corredor da Fama.

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 20:18

E achas que tens tempo/Paciencia para manter esse projecto? é que tu tas a ambicionar algo que não tas a conseguir gerir bem...

Assinatura:

Mooner
_
_

Mensagem por Convidad em Dom 25 Set 2011, 20:20

Mooner escreveu: E achas que tens tempo/Paciencia para manter esse projecto? é que tu tas a ambicionar algo que não tas a conseguir gerir bem...

Eu posso ser um falhado mas dou o melhor para deixar de ser tratado abaixo de cão.

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 20:49

Não disse que eras falhado... Longe disso, disse foi que talvez estejas a investir mal o tempo que tens, secalhar tens que começar a pensar em abranger mais jogos/torneios Wink assim talvez fosse mais satisfatório o teu esforço Smile

Assinatura:

Mooner
_
_

Mensagem por Convidad em Dom 25 Set 2011, 20:59

Mooner escreveu: Não disse que eras falhado... Longe disso, disse foi que talvez estejas a investir mal o tempo que tens, secalhar tens que começar a pensar em abranger mais jogos/torneios Wink assim talvez fosse mais satisfatório o teu esforço Smile

Vou te explicar. Normalmente as pessoas chateiam me para jogar Call of Duty ou falar no Skype ou outras coisas. Eu também tenho a minha vida. Penso na XDR e nos meus amigos.

Em relação ao me dizeres que estou a gerir mal o meu tempo, tens razão, eu tenho tido sempre problemas com as pessoas e com a família. Eu não passo de uma vítima. Fui vítima de Bullying devido à minha deficiência. Infelizmente há gente a odiar cada vez mais a XDR e não querem saber de mim para nada. Eu tentei voltar às minhas actividades na XDR, faço upload de Animes, Mangas, Jogos e outras coisas no blog.

Os torneios tipo, mesmo que faça Spam, ninguém quer nada comigo, nem participar nos torneios nem nada do género da XDR, o que faz os torneios serem cancelados. Já houveram uma data de torneios cancelados, devido à falta de responsabilidade dos organizadores. Não posso estar sempre a organizar torneios de Pokémon, tenho de explorar mais outras áreas em que as pessoas Hardcore mais querem, alcançando novos desafios, entrando para o Corredor da Fama da XDR para obterem mais feitos e mais homenagens. A XDR pode ser uma organização menos favorecida para o público Otaku das outras línguas. Apenas quero ser o melhor Otaku. Quero conquistar em torneios como na Internet, respeito, fama, dinheiro, amizade e confiança. É o que não me querem dar, nem eu consigo fazer melhor.

Eu para agora vou publicar Animes, na Internet. Mas tenho de obter dinheiro para comprar prémios para o pessoal que entrarem nos meus torneios. O problema é que falta privacidade em minha casa e sem isso, não poderei organizar torneios em minha casa. Sad

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 21:11

EISHHHH isto agora foi puxado, mas vou começar:

"
Vou te explicar. Normalmente as pessoas chateiam me para jogar Call of Duty ou falar no Skype ou outras coisas. Eu também tenho a minha vida. Penso na XDR e nos meus amigos.
" - Man tu tens que pensar em Ti e na tua felicidade, os amigos são aqueles que se preocupam cntg e não te arranjam problemas, a XDR é um projecto que pelos vistos só te tem dado cabo dos miolos.

"Em relação ao me dizeres que estou a gerir mal o meu tempo, tens razão, eu tenho tido sempre problemas com as pessoas e com a família. Eu não passo de uma vítima. Fui vítima de Bullying devido à minha deficiência. Infelizmente há gente a odiar cada vez mais a XDR e não querem saber de mim para nada. Eu tentei voltar às minhas actividades na XDR, faço upload de Animes, Mangas, Jogos e outras coisas no blog." - Man se há uma coisa que aprendi na vida é que ninguem é Vitima, se queres alcançar a vitoria na vida tens que parar de te considerar vitima e trabalhares muito para conseguires superar as dificuldades. Viver é Dificil e temos que ser fortes e optimistas para encarar o dia seguinte, Não sei qual é a tua deficiencia mas pura e simplesmente tens que aprender a lidar com ela e ser forte. As "vitimas" normalmente fazem-se de coitadinhos e não têm força para encarar a vida tal e qual como ela é, Por isso mesmo não sabendo a tua idade, acho que tens que começar a Lutar e a Ser mais forte, Muitas das vezes culpamos o mundo pelos nossos problemas mas na realidade somos nos os culpados de muitas situações que vivemos.

"Os torneios tipo, mesmo que faça Spam, ninguém quer nada comigo, nem participar nos torneios nem nada do género da XDR, o que faz os torneios serem cancelados. Já houveram uma data de torneios cancelados, devido à falta de responsabilidade dos organizadores. Não posso estar sempre a organizar torneios de Pokémon, tenho de explorar mais outras áreas em que as pessoas Hardcore mais querem, alcançando novos desafios, entrando para o Corredor da Fama da XDR para obterem mais feitos e mais homenagens. A XDR pode ser uma organização menos favorecida para o público Otaku das outras línguas. Apenas quero ser o melhor Otaku. Quero conquistar em torneios como na Internet, respeito, fama, dinheiro, amizade e confiança. É o que não me querem dar, nem eu consigo fazer melhor." - Acontece que muitas pessoas pura e simplesmente deixaram de jogar pokemon, é muito mais comodo jogar online um jogo qualquer na PS3 ou na XBOX do que pura e simplesmente participar em combates agendados... Quanto a equipa da XDR... nunca é facil trabalhar-se com pessoas especialmente com pessoas que só conhecemos na internet. Fama? Para que é que queres conquistar Fama? é muito melhor alcançar a felicidade do que a Fama!!! Como podes ver é impossivel estares a viver uma fase feliz quando metes tanto peso sobre algo tão superficial como um projecto que te dá chatisses. E em vez de querer ser melhor Otaku porque não querer ser melhor pessoa? Very Happy

"Eu para agora vou publicar Animes, na Internet. Mas tenho de obter dinheiro para comprar prémios para o pessoal que entrarem nos meus torneios. O problema é que falta privacidade em minha casa e sem isso, não poderei organizar torneios em minha casa. Sad" Vais gastar dinheiro para que? Assim vais estar a perder dinheiro porque se investes e não tens retorno... não faz muito sentido man Wink

Assinatura:

Mooner
_
_

Mensagem por Convidad em Dom 25 Set 2011, 21:15

Mooner escreveu: EISHHHH isto agora foi puxado, mas vou começar:

"
" - Man tu tens que pensar em Ti e na tua felicidade, os amigos são aqueles que se preocupam cntg e não te arranjam problemas, a XDR é um projecto que pelos vistos só te tem dado cabo dos miolos.

"Em relação ao me dizeres que estou a gerir mal o meu tempo, tens razão, eu tenho tido sempre problemas com as pessoas e com a família. Eu não passo de uma vítima. Fui vítima de Bullying devido à minha deficiência. Infelizmente há gente a odiar cada vez mais a XDR e não querem saber de mim para nada. Eu tentei voltar às minhas actividades na XDR, faço upload de Animes, Mangas, Jogos e outras coisas no blog." - Man se há uma coisa que aprendi na vida é que ninguem é Vitima, se queres alcançar a vitoria na vida tens que parar de te considerar vitima e trabalhares muito para conseguires superar as dificuldades. Viver é Dificil e temos que ser fortes e optimistas para encarar o dia seguinte, Não sei qual é a tua deficiencia mas pura e simplesmente tens que aprender a lidar com ela e ser forte. As "vitimas" normalmente fazem-se de coitadinhos e não têm força para encarar a vida tal e qual como ela é, Por isso mesmo não sabendo a tua idade, acho que tens que começar a Lutar e a Ser mais forte, Muitas das vezes culpamos o mundo pelos nossos problemas mas na realidade somos nos os culpados de muitas situações que vivemos.

"Os torneios tipo, mesmo que faça Spam, ninguém quer nada comigo, nem participar nos torneios nem nada do género da XDR, o que faz os torneios serem cancelados. Já houveram uma data de torneios cancelados, devido à falta de responsabilidade dos organizadores. Não posso estar sempre a organizar torneios de Pokémon, tenho de explorar mais outras áreas em que as pessoas Hardcore mais querem, alcançando novos desafios, entrando para o Corredor da Fama da XDR para obterem mais feitos e mais homenagens. A XDR pode ser uma organização menos favorecida para o público Otaku das outras línguas. Apenas quero ser o melhor Otaku. Quero conquistar em torneios como na Internet, respeito, fama, dinheiro, amizade e confiança. É o que não me querem dar, nem eu consigo fazer melhor." - Acontece que muitas pessoas pura e simplesmente deixaram de jogar pokemon, é muito mais comodo jogar online um jogo qualquer na PS3 ou na XBOX do que pura e simplesmente participar em combates agendados... Quanto a equipa da XDR... nunca é facil trabalhar-se com pessoas especialmente com pessoas que só conhecemos na internet. Fama? Para que é que queres conquistar Fama? é muito melhor alcançar a felicidade do que a Fama!!! Como podes ver é impossivel estares a viver uma fase feliz quando metes tanto peso sobre algo tão superficial como um projecto que te dá chatisses. E em vez de querer ser melhor Otaku porque não querer ser melhor pessoa? Very Happy

"Eu para agora vou publicar Animes, na Internet. Mas tenho de obter dinheiro para comprar prémios para o pessoal que entrarem nos meus torneios. O problema é que falta privacidade em minha casa e sem isso, não poderei organizar torneios em minha casa. Sad" Vais gastar dinheiro para que? Assim vais estar a perder dinheiro porque se investes e não tens retorno... não faz muito sentido man Wink

Estás me a dizer que trabalhar na XDR é impossível para mim e que nunca realizarei o meu sonho?

Convidad
Convidado

Mensagem por Mooner em Dom 25 Set 2011, 21:19

XDR não LOL acho é que há coisas melhores na vida do que trabalhar naquilo que nos deixa tristes Smile

Assinatura:

Mooner
_
_

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: